A Assembleia Legislativa do Piauí realiza amanhã (2), ás 10h, sessão solene para a entrega do título de cidadania piauiense ao empresário e produtor rural Janailton Fritzen, produtor e presidente da Associação Piauiense de Produtores de Soja do Piauí (AprosojaPiauí).
De autoria do deputado Dr. Hélio (MDB), a homenagem reconhece a trajetória de mais de duas décadas dedicadas ao desenvolvimento do agronegócio no Piauí.
O grupo tem se destacado por investir no potencial produtivo da região do cerrado piauiense, com isso gerar centenas de empregos diretos. Um dos destaques mais recentes é o investimento de R$ 70 milhões na sua primeira unidade de beneficiamento de algodão, que representa um marco para o agronegócio piauiense. Com mais de 600 colaboradores, é uma das principais empresas agrícolas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Atualmente, o grupo AgroFritzen é responsável por uma produção diversificada de soja, milho, algodão, carne bovina e outros grãos, com relevância nacional e internacional.
Trajetória de desafios
Natural de Humaitá, Rio Grande do Sul, Janailton Fritzen migrou em 2001 para o Cerrado Piauiense, onde construiu sua história como produtor rural, pecuarista e empresário.
Ao lado da esposa, Rose Maria Fritzen, com quem tem três filhas piauienses, enfrentou desafios logísticos, diferenças culturais e períodos de seca até consolidar-se como um dos pioneiros na produção de grãos na região.
“Com determinação e resiliência, transformamos o cerrado em um motor da economia do Estado. O Piauí nos deu a oportunidade de crescer e de contribuir para o seu desenvolvimento”, destaca Fritzen.
Sua atuação vai além da produção agrícola: ele já ocupou a diretoria financeira da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI) e, em 2024, foi eleito presidente da entidade para o biênio 2025-2026. Entre os compromissos da gestão está o fortalecimento do setor sem perder de vista o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do meio ambiente.