28.2 C
Bom Jesus

Alunos e tutores da UAPI denunciam falta de pagamento e 3ª paralisação de aulas

Em dois anos do curso de Bacharelado em Administração pela UAPI, esta é a terceira paralisação por falta de pagamento. Os alunos estão sendo prejudicados e pedem um posicionamento do governo.

Acadêmicos da Universidade Aberta do Piauí – UAPI, através do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, em diversos polos distribuídos em todo Estado, estão reivindicando por melhorias. Os docentes estão com pagamentos atrasados há quatro meses.

Em diversas cidades do Piauí, alunos, professores, coordenadores e tutores dos polos de ensino à distância, através de vídeos, lamentam a situação da educação na instituição estadual. São vários vídeos que circulam pela mídias sociais com relatos e protestos pela regularização salarial e também melhorias de infraestrutura. Os docentes são bolsistas remunerados com renda de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) pagos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI.

Nicileide é coordenadora do Polo de ensino da cidade de Palmeira do Piauí, região Sul do estado. Em seu relato a reportagem do Portal Ponto X, Ela acha que o governo deveria planejar melhor o orçamento do estado conforme as necessidades; “O governador Wellington Dias, deveria planejar  melhor e não pensar apenas em expandir os polos da UAPI. Já foram abertos dezenas de polos, não adianta insistir em abrir polos no estado se não tem como pagar os tutores e professores, e ainda ofertar o mínimo possível de qualidade aos cursos, é muito importante que o governo repense sobre o assunto ou pelo menos dar mais qualidade para estes que já estão abertos”. Disse a coordenadora.

Os alunos reclamam da falta de compromisso e reivindicam um posicionamento do governo em relação ao curso. Ao Ponto X os alunos chegaram até a dizer que a proposta inicial em integrar a educação em todo estado seria bom, porém até o momento o que se ver é transtorno, tanto da parte dos acadêmicos quanto dos tutores, essa é a terceira paralisação em apenas dois anos de curso que ainda não concluiu o terceiro período.

No vídeo a seguir a aluna Thalia fala que já está perdendo a esperança em concluir o curso e que muitos colegas desistiram por não acreditarem na proposta do governo.

Assista o vídeo a seguir:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...