28.2 C
Bom Jesus

Agro: Governo Federal autoriza construção de nova ponte ligando cerrados do Piauí e Maranhão

O governo federal, através do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, autorizou o início dos trabalhos para a licitação de uma nova ponte sobre o rio Parnaíba, ligando os cerrados do Piauí e do Maranhão. A autorização foi confirmada, hoje, (18) em Brasília, durante uma reunião do ministro da Infraestrutura com o senador Elmano Férrer, vice-líder do governo no Senado. A nova travessia terá 122 metros de comprimento e vai unir as cidades de Ribeiro Gonçalves/PI e Tasso Fragoso/MA, num prolongamento da BR-330.

“Sabemos da importância dos cerrados para o desenvolvimento econômico e social desta região. E nosso objetivo é ampliar a infraestrutura local e garantir melhores condições para o escoamento da produção de grãos. Neste sentido, estamos contando com o apoio e o trabalho do senador Elmano Férrer”, destaca o ministro. Segundo ele, nos últimos dois anos, o Sul do Piauí vem passando por uma revolução, que se reflete, principalmente, na ampliação e modernização das estradas federais.

Conforme o senador Elmano Férrer, a ponte de Ribeiro Gonçalves, na BR-330, está inserida neste conjunto de obras do governo Bolsonaro. “O projeto da ponte está pronto e estamos trabalhando para conseguir a licença ambiental prévia. Nosso objetivo é concluir a licitação no segundo semestre deste ano”, informa o parlamentar.

A obra da ponte de Ribeiro Gonçalves será executada pelo Dnit/PI. O superintendente do órgão no estado, Ribamar Bastos, disse que R$ 3 milhões estão assegurados para os trabalhos iniciais. “Estes recursos são oriundos de emendas impositivas dos senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira, com cada parlamentar repassando R$ 1,5 milhão”, explica Bastos.

Importância do agronegócio

Elmano Férrer enfatiza que a nova obra vai favorecer, principalmente, o agronegócio piauiense. “Mas todos vão se beneficiar. O agronegócio é um setor que gera muitos empregos e que responde por mais de 70% das exportações do estado. Por outro lado, é um setor que necessita de mais infraestrutura para continuar avançando, mas estamos trabalhando para isso, para garantir melhores condições aos nossos produtores”, comenta o parlamentar.
O senador observa que a concretização do projeto da nova ponte, em Ribeiro Gonçalves, vai representar a segunda travessia sobre o Rio Parnaíba executada pelo governo Bolsonaro, na região dos cerrados piauienses. “A primeira travessia foi a ponte estaiada entre Santa Filomena/PI e Alto Parnaíba/MA, inaugurada no mês passado. E agora, poucas semanas depois, estamos anunciando um novo investimento”, comemora Elmano Férrer.

Mais Lidas