28.2 C
Bom Jesus

URGENTE: Nota de Esclarecimento sobre resultado das eleições em Bom Jesus, “não houve apreensão de urnas”

O Juiz Eleitoral da Décima Quinta Zona Eleitoral, Elvio Ibsen Barreto de Souza Coutinho, diante das mentiras (fake news) disseminadas contra a instituição, vem a público esclarecer:

É falsa e criminosa a divulgação em redes sociais de que houve a apreensão de urnas, prisão realizada pela Polícia Federal ou qualquer ato que pudesse prejudicar a contagem de votos. De fato, como amplamente divulgado na mídia, os resultados de todas as seções do município foram transmitidos após aproximadamente 02 ( duas ) horas do fim da votação, contudo, o Tribunal Superior Eleitoral estava com dificuldade na apuração e totalização dos resultados, o que atrasou a divulgação oficial, não só no município de Bom Jesus, mas também nos demais municípios desta zona eleitoral e em outros municípios do território nacional.

É abominável e merece punição o comportamento antidemocrático de pessoas que insistem em divulgar e repassar mensagens mentirosas, aproveitando-se do acirramento político para atingir a imagem da Justiça Eleitoral e confundir ainda mais a população.

Por fim, reiteramos que o sistema eleitoral brasileiro é seguro e que a disseminação de notícias falsas enfraquece a própria democracia, exigindo punição dos responsáveis, ainda que busquem o anonimato da internet para disseminar notícias inverídicas. É a nota de esclarecimento à população.                                

Os advogados das coligações do (PSDB) que tinha como candidata Cledja Benvindo e do (MDB) encabeçada por Nestor Elvas, também esclarecem o resultado final das eleições em Bom Jesus. O fato aconteceu depois que os próprios advogados conferiram os resultados dos boletins de urna e saiu uma nota extraoficial que a candidata Cledja Benvindo, havia ganhado as eleições. Os meios de comunicação do município e da capital Teresina, inclusive a impressa televisiva chegaram a anunciar o resultado equivocadamente, pois havia um erro na contagem e ainda não seria o resultado oficial divulgado pelo site da justiça eleitoral do Piauí.

VEJA A NOTA DE ESCLARECIMENTO DO ADVOGADO DE NESTOR ELVAS, CANDIDATO ELEITO COM 50% DOS VOTOS VÁLIDOS.

“Aqui quem vos fala é o Dr. Rodrigo Augusto, advogado eleitoral dos Candidatos Eleitos Nestor Elvas e Dr. Alcindo.

Venho por meio dessa mensagem esclarecer que o pleito eleitoral desse município ocorreu de forma tranquila, dentro da normalidade e sem atentados á democracia.

São totalmente inverídicas todas as informações de prisões de qualquer pessoa nesse município, como também não houve a apreensão de qualquer urna eletrônica que pudesse macular a lisura do pleito.

O que aconteceu quanto a dúvida de quem havia ganhado às eleições se deve às falhas na contagem dos boletim de urnas de ambas as coligações, que não aguardaram a apuração total das urnas pela justiça eleitoral.

Assim, peço encarecidamente para repassarem essa mensagem aos nossos eleitores e apoiadores para acabar de vez com a desinformação sobre as eleições 2020 de Bom Jesus – PI”.

Grato pela atenção!

Bom Jesus – PI, 17 novembro de 2020.

Rodrigo Augusto da Costa
OAB/PI 5.453

VEJA A NOTA DE ESCLARECIMENTO DO ADVOGADO DE CLEDJA BENVINDO, CANDIDATO NÃO ELEITO COM 49% DOS VOTOS VÁLIDOS.

“Pessoal é o seguinte, saíram 2 resultados extraoficiais antes do Rafael e eu contarmos.

O primeiro extraoficial dando 50 votos pra gente foi dado pela imprensa da capital, especificamente pelos jornalista Elivaldo Barbosa na TV cidade verde e por outro jornalista do meio norte. Nesse momento nosso povo correu pra avenida.

Após esse resultado os advogados das coligações começaram a se comunicar e decidiram que a melhor forma seria contar boletim por boletim.

Eles fizeram a primeira contagem e deu que teríamos ganhado com 280 votos de maioria (segundo resultado extraoficial). Nosso povo continuou na avenida.

Quando o Rafael contou a primeira vez, de cara já não bateu, eu corri pra ajudá-lo nessa contagem e na minha primeira contagem deu o resultado igual ao do Rafael, eles com 109 votos na frente.

Desse momento até o resultado oficial demorou aproximadamente 30 minutos. Foi o tempo de chegarmos em casa e avisar todos vocês.

A realidade é essa, não teve fraude, não teve urna em delegacia, nada. Qualquer coisa além disso é boato”.

RESULTADO OFICIAL DAS ELEIÇÕES DE BOM JESUS:

Nestor Elvas, foi eleito com 50,04%, 7.255 votos válidos, enquanto que a candidata Cledja Benvindo obteve 49,29%, 7.146 votos e o candidato Irmão Mazim, com 0,67% ou seja apenas 97 votos.

RESULTADO DOS VEREADORES:

A Câmara de vereadores de Bom Jesus terá 7 novos parlamentares, dos atuais vereadores apenas 4 conseguiram a reeleição.

  1. COSME CLEMENTINO (DEM) – 707 VOTOS
  2. RAIMUNDO NEGREIROS (PSDB) – 627 VOTOS
  3. JANUÁRIO MEDRADO (PSDB) – 519 VOTOS
  4. CARLOS TENÓRIO (PP) – 464 VOTOS
  5. ODAIR (PP) – 435 VOTOS
  6. DR. CRISTIANO MIRANDA (PP) – 421 VOTOS
  7. CLECIO BASTISTA (MDB) – 420 VOTOS
  8. NISETE (PT) – 415 VOTOS
  9. RAIMUNDO NETO (MDB) – 386 VOTOS
  10. TERTO (PSDB) – 370 VOTOS
  11. RAMON NETO (PT) – 363 VOTOS

Mais Lidas

Corpo é encontrado na BR-135, no Sul do Piauí, Polícia diz que foi vítima de atropelamento

Um corpo foi encontrado por populares na BR 135, na altura da localidade Santa Marta, zona rural do município de Corrente, por volta das...

Moisés Barjud assume presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus, Sul do PI

O pecuarista Moisés Barjud, é o novo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus, no Sul do Piauí. Barjud, que já presidiu...

Novo prefeito de Bom Jesus quer instalar polo industrial para gerar emprego

O prefeito eleito de Bom Jesus, Nestor Elvas, do MDB, que alavancar a geração de emprego e renda no município durante a sua gestão....

Carro tomba 4 vezes em Palmeira do Piauí, “air bag não acionou”, diz motorista

Na manhã dessa segunda-feira (30) na PI-395, rodovia que liga Palmeira do Piauí a BR-135 e aos municípios da região do Vale do Gurgueia,...