O Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi) havia convocado a categoria para uma Assembleia Geral com paralisação das atividades, marcada para esta quinta-feira, 03 de julho, em frente ao Hospital Regional de Bom Jesus, no Sul do Piauí.
No entanto, após uma longa reunião realizada durante toda a manhã de hoje com a direção do hospital, a categoria decidiu suspender a paralisação que havia sido previamente anunciada.
O Hospital Regional e a UPA 24h de Bom Jesus são unidades de saúde essenciais, que atendem pacientes de 24 municípios da região da Chapada das Mangabeiras, desempenhando um papel fundamental no cuidado da população local.
A gestão do hospital está atualmente sob responsabilidade da Organização Social Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (BHCL), que, segundo o sindicato, vinha se recusando a dialogar com os trabalhadores e descumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho. Entre as principais denúncias, conforme o sindicato estão práticas de assédio moral, coação, desrespeito a direitos trabalhistas, discriminação contra profissionais de enfermagem e pagamentos incompatíveis com a carga horária efetivamente cumprida.
Contudo, após o encontro desta manhã entre a direção da empresa e representantes sindicais, houve avanços importantes. Segundo Erick Riccely, presidente do Senatepi, o sindicato possui instrumentos normativos que regulamentam as relações de trabalho tanto para profissionais contratados pelo regime CLT quanto para os estatutários, e esses documentos têm sido utilizados como base nas negociações.
Riccely classificou a reunião como bastante proveitosa. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) também participou das tratativas, atuando como intermediadora do diálogo. Entre as principais reivindicações da categoria estão melhores condições de trabalho, e, embora o encontro tenha sido longo, o resultado foi considerado positivo pelos representantes dos profissionais da enfermagem.
Nota da Direção da Organização Social (BHCL), Hospital Regional de Bom Jesus
Em nota, a direção do hospital afirmou que “preza pelo respeito e pela valorização dos seus profissionais” e que mantém “uma política de diálogo aberto com todos os trabalhadores, respeitando as legislações trabalhistas vigentes e as diretrizes do contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)”.
A instituição destacou ainda que “todas as denúncias apresentadas serão apuradas com o devido rigor e, se constatadas irregularidades, as providências cabíveis serão tomadas, sempre com foco na melhoria da qualidade do atendimento e nas boas condições de trabalho das equipes”.
A direção da Organização Social também ressaltou à nossa redação que está atuando desde abril, quando assumiu a gestão das unidades de Bom Jesus, com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes da região. Algumas melhorias já podem ser percebidas, especialmente nas áreas de alimentação, limpeza e higiene. As unidades passam por reformas e adequações. “Aos poucos, tanto os profissionais quanto os pacientes irão sentir as melhorias e os avanços”, afirmou a direção.
Veja também, em breve a repórtagem audiovisual acessando nosso Instagram: @portal_pontox
