Brasil em alerta: nova onda de calor ameaça bater recordes no Nordeste entre 12 a 21 de fevereiro – Portal Ponto X

Brasil em alerta: nova onda de calor ameaça bater recordes no Nordeste entre 12 a 21 de fevereiro

A onda de calor que já atua no Sul do Brasil persistirá por mais alguns dias. Contudo, neste mesmo período, estendendo-se até a próxima sexta-feira (21), o calor continuará atuando nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e em partes do Sul.

Na região Sudeste e Nordeste, a onde calor está prevista para o período de 12 a 21 de fevereiro de 2025 contribuindo para a ocorrência de temperaturas em torno de 40°C em áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana do Rio, Minas Grais (nordeste), Bahia (oeste, Vale do São Francisco e sertão), Pernambuco e Piauí. E como a nova atualização, o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul (faixa sul) e Paraná (norte e noroeste), ingressam na liminar de onda de calor.

Figura 1: Onda de calor entre os dias 12 e 21 de fevereiro de 2025 – Fonte: Climatempo

Pico de calor

Vale ressaltar que para determinar uma onde de calor, são necessários 5 dias consecutivos com temperaturas 5°C acima da média. Com a nova atualização dos modelos, as áreas eme vermelho do mapa terão temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média, abrangendo o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Piauí.

Nas áreas em laranja, o aumento das temperaturas será significado, mas não atingirá o limiar para ser classificado como onda de calor. Nesses, locais, as temperaturas ficarão entre 3°C e 5°C acima da média nos próximos dias, caracterizando um período de calor intenso.

Possibilidade para recordes 

Todas as capitais do Sudeste com chace alta de recordes de calor para o ano de 2025 e até para o verão 24/25 no decorrer da semana. São Paulo e Rio de Janeiro com possibilidade para novos recordes entre quarta-feira e na quinta-feira (13). Belo Horizonte e Vitória, com possibilidade de novos recordes entre quinta a sexta-feira (14). A tendência é de temperaturas máximas entre os 34°C a 35°C para a capital mineira e a paulista, já em Vitória as temperaturas devem variar entre 36°C a 37°C e no Rio de Janeiro entre 38°C a 37°C.

Recorde de temperaturas anteriores

– Rio de Janeiro: A cidade maravilhosa registrou a temperatura mais alta entre as capitais, com 38,7°C nos dias 20 e 21 de janeiro.

Vitória: A capital capixaba também não ficou de fora, atingindo 36,2°C no dia 21 de janeiro.

Belo Horizonte: A capital mineira também registrou um novo recorde, com 34,4°C no dia 21 de janeiro.

São Paulo: A maior cidade do país também teve um dia de calor intenso, com 33,9°C no dia 22 de janeiro.

A umidade continua presente em boa parte do país, o que significa que podemos esperar algumas pancadas de chuva isoladas nos próximos dias. Essas pancadas devem ocorrer com mais frequência no Sudeste e em Goiás, devido ao calor e da umidade que se encontram nessas regiões. Já no Nordeste, a maior parte do sertão e do interior terá tempo mais seco, com pouca ou nenhuma chuva. No leste e sul da Bahia, a previsão é de pouca chuva.

Recomendações

  • Mantenha-se hidratado; Evite atividades físicas ao ar livre; Use filtro solar

A previsão do tempo pode mudar, por isso, fique atento às atualizações.

Com informações da Climatempo.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress