O jogador de futebol Janff Carlos Santana, de 28 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na noite desta sexta-feira (3), em Parnaguá, extremo sul do Piauí, onde estava passando férias com a família.
Janff estava em casa quando se sentiu mal, caiu e bateu a cabeça. Ele foi levado ao Hospital Regional de Corrente por volta das 20h, onde uma tomografia confirmou o diagnóstico de AVC hemorrágico.
Na manhã deste sábado (4), por volta das 9h, um regulamento estadual autorizou a transferência do jogador para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, localizado a cerca de 600 km de Corrente. No entanto, até à tarde de hoje, ele permaneceu no Hospital Regional do Bom Jesus. O jogador está entubado na UTI do hospital Manoel de Sousa Santos, em estado grave, e a sua família tenta sua transferência para continuar o seu tratamento na capital piauiense.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a regulação de leitos de UTI no estado é realizada por meio do sistema Hidra, que segue critérios rigorosos, incluindo a ordem de fila única. No momento, Janff ocupa o quinto lugar na fila para um leito de UTI. Seu estado de saúde é considerado grave.
Trajetória no esporte
Janff Carlos foi um dos destaques do Resenha, equipe que conquistou o título da Copa do Brasil de Fut7 em junho de 2023. No Piauí, ele também brilhou jogando pelos Espartanos e Bendito, conquistando títulos estaduais e se destacando no cenário esportivo local.
O histórico familiar de Janff traz uma coincidência trágica: seu pai faleceu há um ano, vítima de um AVC.
A comunidade esportiva e amigos do jogador se mobilizam nas redes sociais, enviando mensagens de apoio e orações pela sua recuperação.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram