Piauí em chamas: Incêndio de grandes proporções ameaça os Cânions do Viana em Bom Jesus

A reportagem do Portal Ponto X traz informações alarmantes, de que um incêndio de grandes proporções ameaça o Monumento Cânions do Viana, localizado na região de Bom Jesus, no Sul do Piauí. De acordo com a fonte, as chamas estão se aproximando perigosamente deste importante ponto turístico frequentado diariamente por visitantes de todo o mundo.

Nossas fontes revelam ainda que uma equipe da Brigada Federal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, conhecida como Prevfogo, (Ibama), já está no local, atuando com determinação para conter as chamas. Além disso, há informações de que um Helicóptero do Corpo de Bombeiros do Piauí foi acionado e está se juntando aos esforços de combate ao incêndio.

A situação é motivo de grande preocupação, uma vez que o Monumento Cânions do Viana é uma atração turística essencial na região e recebe visitantes diariamente. A comunidade local e as autoridades estão unindo forças para proteger esse patrimônio natural e histórico. “Acompanharemos de perto os desdobramentos dessa crise e forneceremos atualizações conforme novas informações chegam à redação do Portal Ponto X”.

INCÊNDIOS DO PARQUE DA SERRA DAS CONFUSÕES

Incêndio florestal na Bahia avança sobre território do Piauí e atinge o Parque Serra das Confusões — Foto: Polícia Militar do Piauí

Os incêndios que atingem o Parque Nacional da Serra das Confusões seguem nesta segunda-feira (23). O chefe do parque, José Wilmington Paes Landim, informou que mais de 50 pessoas, entre combatentes e brigadistas, trabalham para extinguir as chamas.

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Policiamento Aéreo (Bopaer), segue dando apoio no combate ao incêndio florestal dentro do Parque Nacional da Serra das Confusões, na localidade Tacho, na cidade de Cristino Castro, no Sul do estado.

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

A linha de fogo, de aproximadamente 6 a 7 quilômetros, que avança parque a dentro, está sendo combatida por uma equipe de cerca de 30 pessoas, entre bombeiros, policiais militares do Bopaer e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Aqui, nós temos o incêndio de Caracol, no qual estamos com 17 combatentes, sendo 13 combatentes do ICMBio e mais 4 colaboradores brigadistas que estão nos ajudando. Temos outro evento entre os municípios de Cristino Castro e Alvorada do Gurguéia, onde temos 20 brigadistas do ICMBio e mais sete do Prevfogo Ibama, além de cerca de 11 combatentes do Corpo de Bombeiros que estão na condução de um helicóptero para combater esse incêndio na região no noroeste”, explicou José Wilmington.

O chefe do parque destacou ainda que o incêndio que vem da região de Cristino Castro já dura cerca de dez dias, e o fogo em Caracol, três dias. Ele reforçou que, pelas imagens de satélite geradas hoje (23), já deu para perceber que os incêndios diminuíram.

“Acompanhamos em tempo real e observamos que ambos os incêndios diminuíram bastante porque as equipes estão combatendo os focos. Os brigadistas trabalham durante a noite. Em Cristino Castro, há um helicóptero, pois o incêndio ficou muito distante de onde deixam as viaturas. Então, o helicóptero transporta as pessoas da localidade, os brigadistas, e os leva até o fogo, onde permanecem durante a noite, e no dia seguinte, o helicóptero volta para buscá-los”, acrescentou.

Aguarde, em breve mais informações atualizadas sobre os incêndios no Piauí 

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress