A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de drogas na manhã desse domingo, dia (24), na cidade de Floriano no Sul do Piauí. Durante uma abordagem de rotina na BR-230, os agentes da PRF encontraram mais de 175 kg de Cannabis Sativa (maconha) em um veículo Jeep Compass.
A droga estava sendo transportada na modalidade conhecida como “cavalo doido”, isto é, acondicionada por todos os compartimentos do veículo, sem preparo de esconderijos.
A ação ocorreu por volta das 07h10, durante abordagens de rotina em frente ao Posto da PRF em Floriano. A equipe deu ordem de parada ao condutor de um veículo Jeep Compass. Além do motorista, havia um passageiro, e no momento em que a equipe se aproximou do veículo, eles arrancaram com o carro e empreenderam fuga em direção à cidade de Nazaré (PI).
Foi realizado um acompanhamento tático até que os policiais avistaram o veículo parado às margens da rodovia BR 230. A equipe então se aproximou e percebeu que não havia ninguém no veículo, mas ele estava ligado. Ao verificar o interior, foram encontrados vários tabletes de uma substância que aparentava ser “maconha”, distribuídos no banco traseiro e no porta-malas.
Nesse momento, a PRF solicitou apoio à Polícia Militar com o objetivo de realizar buscas no local. Logo após, um indivíduo (passageiro do veículo) foi encontrado escondido no matagal a aproximadamente 03 a 05 metros de onde o carro estava. Além disso, o homem apresentou um documento pessoal falso à equipe da PRF. Contudo, os policiais identificaram elementos de falsificação no documento, e o mesmo informou seu nome verdadeiro. Foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele por Associação para o Tráfico, expedido pela Comarca de Jardim de Piranhas (RN), expedido em 14 de agosto de 2023. O outro suspeito (motorista) não foi encontrado.
Além disso, ao realizarem a identificação do veículo, os agentes descobriram que ele era clonado. Os policiais conseguiram identificar o veículo original e constataram um registro de roubo datado de 09/09/2023, no município de Santo André (SP).
Por fim, foi verificada a existência de um total de 243 tabletes de maconha no veículo, e, após a pesagem, foi constatado que a substância pesava 178,85 kg.
Diante das informações obtidas, foi constatada a ocorrência de tráfico de drogas, uso de documento falso, receptação de veículo e cumprimento de mandado de prisão .O autor, um homem de 49 anos, foi encaminhado, juntamente com o veículo e a droga apreendida, para a Delegacia de Polícia Civil de Floriano, no estado do Piauí.