O advogado piauiense e ex-secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, impetrou, na tarde de segunda-feira, 29, no Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de habeas corpus para libertar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há um ano na Polícia Federal em Curitiba (PR).
Ele afirmou que o habeas corpus é baseado no princípio de presunção de inocência e no regime inicial de cumprimento da pena.
O advogado Daniel Oliveira afirmou que quando ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziram a pena de prisão de Lula de 12 anos para oito anos, o ex-presidente da República teria de ter sido colocado em prisão semiaberta e não permanecer em regime fechado como continua hoje, já que cumpriu um ano de prisão em regime fechado.
“Com a redução da pena e cumprimento de um ano na prisão, Lula já deveria ter sido colocado em regime semiaberto mas continua em regime fechado. Isso se constitui em constrangimento ilegal”, falou Daniel Oliveira.
Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Siga-nos no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX
ACESSE NO YOUTUBE A WEB TV PONTO X E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Fonte: Efrém Ribeiro