Sesapi confirma mais 12 casos da variante Delta em quatro municípios do Piauí

Subiu para 16 o número de casos confirmados da variante Delta no Piauí. As amostras foram investigadas pelo Laboratório de Vigilância Molecular (LVM), FioCruz-PI, e confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nesta terça-feira (28). A variante da Covid-19 circula no estado desde o mês de outubro após a confirmação de quatro pessoas com a doença.

De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), os pacientes são dos municípios de Agricolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Jatobá e Teresina. Os outros casos positivos já confirmados anteriormente foram analisados fora do estado.

De acordo com o secretário Florentino Neto, o sequenciamento é um instrumento de monitoramento do cenário epidemiológico. A realização dos exames no Piauí permitirá a Sesapi ter um quadro mais fiel da situação da Covid-19 no estado.

“Até então, esses exames eram encaminhados para laboratórios de referência em outros Estados, o que demandava bastante tempo, atrasando as respostas de saúde pública para enfrentar a pandemia. Agora, poderemos atuar com mais rapidez e traçar estratégias para barrar a circulação dos vírus”, destaca o gestor.

Para o Superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, o crescimento da proporção de casos da variante Delta entre as amostras analisadas serve de alerta para os órgãos de saúde.

“Pedimos a população para continuar se protegendo e evitando aglomerações, principalmente neste final do ano, que é um período festivo”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress