Um incêndio de grande proporção atingiu uma área de vegetação na Zona Rural de Palmeira do Piauí, no sul do estado. O fogo já dura 3 dias e consumiu áreas de pastagens, animais e está colocando em risco casas residências e a reserva ambiental Olho D’água da Chuva, na localidade Brejo Novo, zona rural do município de Palmeira do Piauí.
Devido as altas temperaturas as chamas estão se alastrando muito rápido. Cerca de 150 homens estão tentando combater o incêndio que segundo informações de populares da região teve quando um morador colocou fogo em roça. Esse tipo de procedimento é comum nessa época, porém o perigo é muito grande.
A prefeitura disponibilizou trabalhadores para ajudar a combater o incêndio, além de três carros pipa. A prefeitura de Bom Jesus, também está ajudando no combate, dois carros pipa foram enviados. A região Sul do estado não conta com Corpo de Bombeiros.
A vice-prefeita do município Maylane Almeida, acionou o corpo de bombeiros de Floriano e dois oficiais estão se dirigindo até o local em uma viatura de porte médio de combate a incêndio.
O dono de uma propriedade que foi tomada pelo fogo, Aécio Pinheiro Lemos, disse a nossa reportagem que 97% de sua roça foi totalmente consumida pelas chamas. Ele conta que é possível que animais morreram queimados pelo fogo. Veja a seguir o vídeo:
As chamas se aproximam de casas na localidade Brejo Novo. Uma área de reserva e ponto turístico bastante conhecido na região, o “Olho D’água da Chuva”. Segundo informações o fogo pode invadir a reserva, os homens que lutam contra as chamas mesmo sem equipamentos adequados dizem ter controlado o fogo para não atingir a reserva, porém os ventos e o forte calor estão contribuindo com o alastramento das chamas, e o perigo da área ser atingida é muito grande. Assista a seguir o vídeo:
Veja as fotos: