Diversas categorias de servidores da Saúde Pública do Piauí, capitaneadas pelo Sindicato dos Empregados da Saúde Pública do Piauí (SINDESPI), realizam grande protesto em frente Karnak, nesta quarta-feira (11/03), a partir das 8h30. Além do SINDESPI, entidades representativas dos Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Psicólogos, Nutricionistas, Técnicos em Radiologia, entre outros, protestam principalmente pelo reajuste salarial e o cumprimento dos Planos de Carreira, e buscam entregar diretamente para o governador a Pauta de Reivindicações da categoria.
A presidenta do SINDESPI, Geane Sousa, ressalta que a pauta é “requentada”, pois desde 2015 é entregue para os secretários de Saúde e de Administração e nunca forams ouvidos pelo governador e nenhum ponto de pauta foi atendido. Fazem um jogo de empurra-empurra entre Sesapi e SEAD.
“O Plano de Carreira específico da Saúde foi instituído em 2012, permanece sem nenhum reajuste há 08 anos. Também por lei, as promoções e progressões deveriam ser de dois em dois anos, mas não ocorreram em 2016, nem 2018 e em 2020 completamos o terceiro biênio sem promoção, nem progressão. E para piorar também não tem reajuste. Esse protesto é mais um passo, se precisar partiremos para uma greve geral da categoria até termos nossos direitos respeitados”, explica Geane.
A presidenta do SINDESPI comenta ainda que os Planos de Carreira, composto por servidores de Nível Elementar, não possui evolução salarial e todos recebem o salário mínimo, sendo uma parte fora do vencimento, através de um complemento salarial (uma espécie de abono), e que os servidores inativos, aposentados pela regra de paridade, ainda não receberam os valores estabelecidos em 2012, faltando ainda serem enquadrados.
Os servidores reclamam ainda que o Adicional de Insalubridade sem encontra congelado desde 2014, quando o Governo estabeleceu um valor nominal, desrespeitando os percentuais relativos aos graus de risco e que grande parte da categoria não recebe vale transporte, porque o Governo criou um teto, como forma de excluir os servidores do seu direito.
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
- Reajuste dos Vencimentos (profissionais de saúde; Administrativos e Técnicos de níveis médio e superior; e Operacionais);
- Progressões e Promoções;
- Enquadramento dos Inativos em geral e dos Atendentes;
- Descongelamento da Insalubridade;
- Fim do teto do Vale Transporte;
- Isonomia de Vencimentos para Auxiliares e Técnicos (fim da redução);
- Inclusão do Prestador de Serviço no Plano de Saúde (Iaspi/Saúde e Planta);
- Garantia do Vencimento inicial das carreiras ao Prestador de Serviço;
- Garantia de alimentação e repouso para todos;
- Convocação de Concurso Público e fim de contratações temporárias irregulares;
- Moralização da Gimas: Transparência, atualização de valores, pagamento em dia e universalização;
- Revisão da municipalização e respeito aos servidores;
- Aposentadoria com dignidade.