A cidade de Bom Jesus do Gurgueia, deu início, na noite desta segunda-feira (25), ao 6º Salão do Livro de Bom Jesus (SALIBOM), consolidando-se, mais uma vez, como a capital da leitura e da literatura no sul do Piauí. O evento, realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), contou com a presença de diversas autoridades, escritores, professores e amantes da cultura, além de uma programação emocionante que marcou a abertura oficial.
Uma Noite de Homenagens e Celebração Literária
A solenidade começou com a formação do dispositivo de honra, que reuniu nomes de destaque na educação e na cultura, como o presidente da Fundação Quixote, Prof. Kássio Gomes, e o diretor do campus Professora Cinobelina Elvas, Prof. Everaldo Moreira, Diretor do CTBJ, Mauricio Ribeiro, e o diretor da Gerência Regional de Educação do Estado, o Professor Reginaldo Vaz da Costa.
Na ocasião, foi prestada uma homenagem ao patrono do evento, o escritor Juvenal Carvalho Santos, natural de Currais-PI, reconhecido por sua contribuição à literatura do Vale do Gurgueia. Além disso, professoras que se destacaram na área da educação, como Gessielma Aparecida, Aldina de Figueiredo Cunha e Sulineide Pereira, receberam comendas pela dedicação e impacto positivo em suas comunidades. Uma homenagem póstuma foi dedicada a Ramón Neto, ex-secretário de Cultura de Bom Jesus, representado por sua esposa, Gleiciane Rocha.
Show de Marcelo Jeneci Emociona o Público
Após o cerimonial, o evento seguiu com a aguardada apresentação do cantor e compositor Marcelo Jeneci, que encerrou a noite com um show emocionante. O artista, reconhecido nacionalmente por sua sensibilidade musical e canções que exaltam o amor e a esperança, trouxe ao palco sucessos como Felicidade e Pra Sonhar. Jeneci, que já foi indicado ao Grammy Latino, emocionou o público ao combinar elementos da MPB, pop e música instrumental em uma performance cativante e inesquecível.
O SALIBOM e Seu Papel na Promoção da Leitura
Com o tema, “Com Livros há Esperança, e com Esperança, Liberdade” o SALIBOM reafirma sua missão de aproximar a comunidade do universo literário e cultural. Criado em 2016 como o “filho caçula” do Salipi, o evento já se firmou como uma das principais feiras culturais do Brasil, promovendo a valorização do livro e da leitura no Vale do Gurgueia.
O 6º SALIBOM segue até o dia (27), com uma rica programação que inclui palestras, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais. O evento promete fortalecer ainda mais o cenário literário de Bom Jesus e região, deixando um legado de conhecimento e inspiração para a região.
Reportegm: Ronilton Leal/Ponto X