Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (7) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). 32% consideram o governo bom, 33%, regular, e 30%, ruim ou péssimo.

A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

É a pior avaliação para um presidente da República no início de primeiro mandato desde 1990. Fernando Collor (então no PRN) tinha 19% de reprovação após três meses, contra 16% de FHC (PSDB), 10% de Lula (PT) e 7% de Dilma (PT).

A ex-presidente é quem tinha a melhor avaliação: 47% de ótimo/bom em 2011. Lula tinha 43%, contra 39% de FHC e 36% de Collor.

Expectativa

A expectativa com o futuro do governo, após três meses de mandato, é a pior desde 1995: 59% esperam que Bolsonaro faça um governo ótimo ou bom, contra 48% de FHC, 76% de Lula e 77% de Dilma.

Antes da posse, 65% esperavam que Bolsonaro fizesse um governo ótimo ou bom, contra 17% de regular e 12%, ruim ou péssimo. Hoje, os que acreditam em um governo regular são 16% e ruim/péssimo, 23%.

Metade dos entrevistados pelo Datafolha julga que o presidente “trabalha pouco”. A maioria das pessoas que foram questionadas consideram que Bolsonaro é preparado, é autoritário, respeita os mais ricos, e é decidido. A aprovação do presidente é maior entre os homens e os mais ricos. A região em que ele sofre a maior rejeição é o Nordeste.

Entre os segmentos religiosos, evangélicos são os que mais aprovam Bolsonaro: 42% consideram o governo ótimo ou bom. Entre os católicos, esse índice é de 27%.

Sobre a avaliação do que o Bolsonaro fez nos três meses de mandato, 60% disse que ele fez pelo país menos do que se esperava.

Em relação ao vice-presidente Hamilton Mourão os resultados são os seguintes: ótimo/bom: 32%; regular: 32%; ruim/péssimo: 18%; não sabe 18%. De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados não sabiam o nome do vice-presidente; 37% sabiam; e 4% indicaram outros nomes.

Dentre os ministros mais bem avaliados estão Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública): 59% e Paulo Guedes (Economia): 30%.

Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Siga-nos no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX

ACESSE NO YOUTUBE A WEB TV PONTO X E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL


Fonte: Com informações do G1.

Comentários Facebook