Desde que o anúncio do bloqueio de 30% nos recursos das universidades e institutos federais foi anunciado, muito tem se especulado. Circulou através das redes sociais um print que assegurava que o Hospital Universitário do Piauí, localizado em Teresina, teria tido 100% das suas verbas bloqueadas.
Contudo, em entrevista à imprensa, o reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) explicou que o bloqueio aconteceu apenas em uma das emendas destinadas ao hospital e que seria feita através da Universidade.
“O que aconteceu foi que dentro do orçamento da Ufpi tem uma emenda destinada para o hospital universitário que é uma emenda parlamentar no valor de 7 milhões de reais. Essa emenda foi bloqueada. Então, 100% do que estava previsto dentro do orçamento da Ufpi para o HU foi bloqueado. Mas, era apenas uma emenda de investimento e não de custeio que havia sido inserida. Como todas foram bloqueadas, a dele também foi”, explicou Arimatéia Dantas.
Isso explica o print que circulou pelas redes sociais. “Houve uma interpretação dizendo que havia sido bloqueado 100% [dos recursos do Hospital Universitário], mas isso não é verdade”, completou o reitor.
Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Siga-nos no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX
ACESSE NO YOUTUBE A WEB TV PONTO X E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL