Planejamento estratégico, investimentos em tecnologia, melhoramento genético, troca de experiências e palestras, foram apenas alguns fatores levados em conta para melhorar os negócios da pecuária no Vale do Gurgueia. A região tem um dos maiores rebanhos do estado. O encontro visa aproximar os produtores e potencializar a pecuária da região que já é bastante promissora.

O 1° Encontro de Pecuaristas do Gurgueia, foi realizado no último sábado (7) e contou com a presença de produtores e empresários da região Sul do estado. O evento realizado no Parque de Exposições da Piauí Exposhow, superou as expectativas dos organizadores. Dezenas de negócios foram realizados, o público visitante compareceu e prestigiou a feira que teve como objetivo a comercialização de bovinos, equinos, ovinos e caprinos.

Grandes nomes da pecuária, agricultura familiar, executivo e legislativo municipal, instituições financeiras como, Bancos do Brasil, Nordeste, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal, participaram da feria, que contou também com um grande número de visitantes.

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, junto ao Secretário Municipal de Agricultura, Elvinhas, Gerente da unidade SEBRAE em Bom Jesus, Cássio Castelo Branco e a Professora, Doutora Márcia Paula da UFPI, participaram da solenidade de abertura oficial de feira realizada no stand do Sebrae.

O Prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, disse estar satisfeito com a iniciativa de vários setores da cidade na organização da feira. O prefeito disse que apesar do momento de crise que passa o Brasil, a agricultura e pecuária do município estão em constante progresso, isso se deve pelo espírito empreendedorismo dos produtores. O gestor parabenizou o secretário municipal de agricultura, Elvinhas, e os demais organizadores do 1° Encontro de Pecuaristas do Gurgueia. Marcos Elvas, ainda relembrou a primeira Exposul realizada em seu primeiro mandato e disse que a feira poderá ser um modelo e crescer e se desenvolver como a cidade e produtores merecem.

Foto: Dário Folha – Prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas

Ouça o áudio do pronunciamento do Prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas:

O Gerente do SEBRAE, Cássio Castelo Branco, falou do destaque que a cidade de Bom Jesus tem tido no cenário regional e nacional. Além do turismo e agronegócio, agora também pelo potencial da agropecuária. Cássio disse ainda que o Sebrae é parceiro do produtor e vêm dando total apoio, também, através de um programa de consultoria de melhoramento genético.

Foto: Dário Folha – Gerente do SEBRAE, Cássio Castelo Branco

Ouça o áudio do pronunciamento do Gerente do SEBRAE, Cássio Castelo Branco:

A Professora e Dra. Márcia Paula da UFPI-CPCE, destacou a iniciativa dos produtores e prefeitura em organizar a 1ª Feira de Agropecuária em Bom Jesus.

Foto: Dário Folha – Professora e Dra. Márcia Paula da UFPI-CPCE

Ouça o áudio do pronunciamento da professora e Dra. Márcia Paula da UFPI-CPCE:

De acordo com e secretário de agricultura do município, Elvinhas, a feira superou todas as expectativas, tanto de público quanto de negócios, as empresas expositoras e os produtores presentes fortaleceu o projeto do encontro e a semente foi plantada. A ideia agora é pensar no próximo encontro que deverá acontecer em breve e terá um volume ainda maior de negócios com mais empresas e produtores, dessa forma além de aproximar a classe movimenta a economia da região.

Segundo o produtor e empresário Luiz Truvial, a feira foi um grande sucesso, a iniciativa de aproximar os pecuaristas, agricultura familiar e empresas da área, foi fundamental para o andamento desse primeiro encontro.  Conforme Truvial, o local será ampliado para ter capacidade de receber um número maior de animais no próximo encontro de pecuaristas.

Confira a galeria de fotos: (Fotógrafo, Dário Folha/Jornalista, Ronilton Leal – Portal Ponto X)

Comentários Facebook